terça-feira, 13 de agosto de 2013

Como é viver com a perda de um filho



Como é viver com a perda de um filho

Meu filho partiu deste mundo há dois anos e 43 dias. Nenhuns destes dias se passaram sem que pensasse nele, seja vendo alguma cena, ouvindo alguma musica, vendo ele em alguém, enfim, ele sempre está presente de uma forma ou de outra. Muitas vezes, bate uma saudade intensa, no entanto, esta sua presença no pensamento, nos sentimentos não me faz desanimar de seguir em frente. Não me deixa parar na beira do caminho, não me faz parar de viver este presente me dado que é a vida, pelo contrário, é uma lembrança, ainda que nostálgica, que seja dolorida me faz sentir bem, pois, somente, lembramo-nos de pessoas as quais moram dentro de nós e que não queremos de forma alguma as esquecer. Somente vivem em nossos sentimentos aqueles que fazem parte de nossa vida, de nossa história e como tal, elas sempre surgem no pensamento e de alguma maneira nos envolve em emoções.

Não posso falar pelos outros, mas, acredito que estas palavras devem expressar os mesmos sentimentos daqueles que perderam também filhos. Às vezes, até me sinto egoísta, pois meus pais já se foram e a saudade deles, embora, seja grande, mas é incomparável a do meu filho, talvez, seja porque somos emocionalmente, espiritualmente  preparados para que eles se vão antes de nós.

O que vejo é que com o passar do tempo, ainda que, como colocado, todos os dias meu filho está em meu pensamento e muitas vezes durante o dia, o coração vai sendo acalentado e esta falta torna-se menos dolorida, talvez seja porque acostumamos com a dor, com a ausência e assim, aprendemos a conviver com ela de maneira menos traumática ou também, pela fé de acreditar na eternidade sentimos a presença de Deus que vem transformar esta dor em esperança.  


Ataíde Lemos
Escritor & Poeta  

4 comentários:

  1. "A morte não é o fim, mais apenas o nascimento de uma nova estação". Lindo isso meu amigo, tenho dois filhos jovens, não consigo imaginar minha vida sem eles...mas sei também que a morte deve ser vista apenas como uma viagem, uma viagem em direção a luz. Saudade é inevitável, masa fique tranquilo, ele esta com Deus, pois a verdadeira vida de seu filho começou no dia 2 de julho de 2011. Abraço fraterno de Luz.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste...
    É uma dor que rasga por dentro...
    uma coisa eu falo, tive várias perdas,
    não de filho...Pai/mãe/é pouco tempo
    um irmão querido, a trabalho para S/P.
    De uma coisa certa ...nosso pai celestial
    colheu uma flor do jardim, onde esta esta
    com ele...quer coisa melhor? esta nos braços
    de nosso Pai(Jesus)...Deus abençoe vc e familia.

    ResponderExcluir
  3. QUE DEUS CONTINUE TE CONFORTANDO , TENHO FILHOS E ISSO ME PREOCUPA MUITO SO DEUS....

    ResponderExcluir
  4. Sofro com voce meu amigo, voce sabe que sinto a mesma dor desta perca, a mais dolorosa de todas. Só Deus para nos confortar e amenizar esta grande dor.

    ResponderExcluir