segunda-feira, 28 de abril de 2014

Comentando o soneto Resposta de Jesus



Comentando o soneto Resposta de Jesus

Resposta de Jesus

Um dia perguntei pra Jesus
Porque tiraste de mim
Meu sol, a minha luz
Então, ele me disse assim:

Não tirei teu sol, nem a tua luz
Pelo contrário, sinta-se consolado
Porque tua ferida eu tenho curado
Hoje tens um anjo que te conduz.

Agora você pode não entender
E tantas perguntas me fazer
Tua dor pode não te fazer enxergar.

Quantas vezes o teu anjo te protegeu
Muitos momentos com ele eu te dou
E também te confortando estou.

Ataíde Lemos

Escrevi um soneto ouvindo uma linda musica do grupo Anjos de Resgate, e na medida em que vinha a inspiração fui colocando no papel (Word) os versos. Ao terminar comecei a ler, reler o soneto e analisar cada verso e fui me dando conta de quanto aquele soneto diz uma verdade. Uma verdade para nós que perdemos um ente amado.

Na nossa dor, que é imensa e difícil de descrever, por um vazio que se abre e uma saudade que se instala dentro de nós, não damos conta de quanto este ente que partiu é tão presente em nossa vida, não uma presença de saudade, mas uma presença no sentido amplo da palavra.

Quantas e quantas vezes, podemos viver a presença de nosso ente através de sonhos! Quantas vezes, podemos sentir a presença deste nosso ente nas coisas, ou seja, em tudo que fazemos. Quantas e quantas vezes, podemos presenciar nosso ente em acontecimentos. Enfim, quantas vezes, somos protegidos pelos nossos entes em circunstancias de perigo sem nos darmos conta? Enfim, a presença deles torna-se mais próximas e constantes em nós, no entanto, como somos ligados à matéria isto se torna despercebidos ou pelo menos minimizados em nós.

Por outro lado, o soneto diz que Jesus está nos consolando e confortando sempre, porém, a nossa dor, também não nos faz percebermos a sua presença nos abraçando, porém, não é tão difícil perceber isto, pois, mesmo com a saudade, com a dor conseguimos seguir em frente e na medida em que vamos entregando para Deus esta dor, vamos sendo restaurados, vamos conseguindo seguir em frente, pois, há toda uma força espiritual que nos envolve, porque vamos cada vez mais acreditando que nossos entes estão felizes e muito próximos de nós, apenas seguindo conosco numa estrada paralela a qual podemos vê-los apenas com os olhos do coração e com os sentimentos da alma.

Quando faço estas colocações acima é por experiências vividas já, pois, de tempo em tempo meu filho vem nos sonhos; em muitas circunstancias posso sentir a presença dele e também já fui livrado de alguns perigos, e no momento, lembrei-me dele como anjo protetor. Acredito que estas experiências também já foram e são vividas por muitos que perderam seus entes.


Em suma, a poesia tem esta magia que é dizer coisas profundas em poucos versos. Além de nos encantar pela suavidade e estrutura, sutileza e o belo dos versos, nos fazer refletir. 

Ataíde Lemos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário