quinta-feira, 10 de maio de 2012

Eternidade e os Espíritos



Eternidade e os Espíritos 

Gostaria de fazer uma reflexão sobre espiritismo, ou melhor, sobre os Espíritos, não uma reflexão segundo a doutrina Espírita, mas sim como concebo ao perceber que muitas pessoas e das mais diversas crenças tem dentro de si uma tendência a acreditar em manifestações de Espíritos de entes que partiram.


Iniciaria a reflexão partindo do principio que a maioria das pessoas acreditam na imortalidade da alma. Ou seja, acreditam que mesmo morrendo fisicamente, não morrem, mas permanecem vivas em algum estagio ou local espiritual. E, é a partir desta crença que as diversas religiões têm suas concepções de como é a eternidade sendo aceita pelos seus seguidores.


Pois bem, por que muitos cristãos acabam acreditando na comunicação dos Espíritos, ainda que no cristianismo esta comunicação não é aceita da maneira como concebe a doutrina espírita? Penso que isto se dá pela continuidade dos laços filias que há, não se rompendo mesmo com a morte. Isto é, a emoção, os laços sentimentais são profundos tanto consciente como inconsciente. Portanto, mesmo com a morte, continua-se uma ligação que é reproduzida por meios e de acordo com a sensibilidade de cada um, sendo assim, muitos momentos,e em muitos acontecimentos se sentem a presença do outro que se foi.


Ainda é preciso refletir que o mundo após a morte é um grande mistério, embora, muitos, pela fé têm uma concepção formada de como é. O próprio Deus, deixa vago e livre para todas as interpretações, vejamos um exemplo: Jesus, na cruz diz ao bom ladrão; “hoje mesmo estarás comigo no meio reino”, porém a sua ressurreição se deu após 3 dias de sua morte, ou seja, como o bom ladrão estaria com Jesus naquele momento se ele próprio (Jesus), ressuscitaria três dias depois? Evidentemente, todas as religiões possuem esta resposta baseada na própria Palavra (Bíblia), porém, estas respostas são subjetivas e estão alicerçadas na fé professada por cada doutrina.


Particularmente, acredito que a eternidade está muita além do entendimento humano, por isto, muitos, segundo suas crenças ilustram a outra vida. Algumas doutrinas, idealizam como um lindo campo, florido; os Espíritos de vestes brancas, roupas luminosas e um aspecto de paz plena. Também mostram as aparências físicas dos que partiram tal qual eram no momento de suas mortes. Outras crenças, já possuem outras imagens, ou seja, de Espíritos em constante adoração aguardando o Juízo Final para a ressurreição da carne. Outras, no entanto, não tem uma projeção do mundo espiritual, mas acreditam que todos que morreram estão dormindo aguardando ou a nova Jerusalém prometida após o julgamento final.


Um fato interessante que se dá quando Jesus aparece aos dois discípulos de Emaús, é que, segundo a Palavra, eles caminharam longo tempo com Jesus e também que possuíam uma grande intimidade com ele, no entanto, todo este tempo caminhando e a intimidade, não os fizeram que o reconhecesse; por que? Mas, somente se deram conta que aquele homem era Jesus na fração do Pão. Portanto, isto pode nos levar a interpretar que na outra vida, não tenhamos os mesmos aspectos físicos, tais como muitas vezes, acreditamos.


Em suma, todos nós independentes as crenças temos uma tendência espírita, ou seja, temos em nós um sentimento de comunicação com nossos entes. Evidentemente, isto, não significa sermos espíritas, no sentido doutrinário, mas sim, de sentimos nossos entes comunicando conosco, seja através de acontecimentos, seja por meio dos sonhos e de outras formas, mas sem comprometer ou renunciar a fé professada, até porque, esta nossa tendência é uma atribuição dada a nós por Deus ao nos criar.  
Ataíde Lemos
Escritor e poeta

2 comentários:

  1. "UMA VIDA PARA TODA A ETERNIDADE" ASSIM SOMOS ASSIM VIVEREMOS!
    VIVEMOS AQUI UMA VIDA SEM EXPLICAÇOE! E VIVEREMOS JUNTO DE DEUS PAI, UMA VIDA DE PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ataíde,

    Conheço várias poesias de sua autoria. Você tem o dom da palavra. Sabe descrever como ninguém a dor da perda de um filho, a saudade que nos sufoca e ao mesmo tempo faz com que caminhamos dia após dia.
    Creio eu que esta é sua missão nesta vida. Ajudar os necessitados, consolar os entristecidos e dar forças aos enfraquecidos. Não foi por acaso que fomos escolhidos para sermos pais de ANJOS, estes seres que partiram tão prematuramente nos deixaram um legado de amor, amor este que o mundo acredita conhecer.
    Parabéns pelo seu trabalho, pela sua dedicação. Saiba que Deus tem uma benção muito grande pra você e toda sua família.
    Se você não se opor, postarei outros poemas seus, com intuíto de consolar outras mães orfãs.
    Abraços;
    Lígia de Aquino

    ResponderExcluir