sábado, 20 de agosto de 2011

Acreditar, confiar e agir

Acreditar, confiar e agir

Às vezes confundimos o sentido da palavra “acreditar” com a palavra “confiar”. Eu acredito que tal cadeira sustente meu peso, mas quando me pedem para sentar tenho medo que ela não resista, este é um exemplo entre acreditar e confiar. Da mesma maneira, poderíamos usar um exemplo relacionado a Deus, ou seja, eu acredito que Deus caminha comigo na escuridão, mas tenho medo de atravessar uma estrada sem luz.

Acreditar é crer na existência de..., confiar é entregar-se a ... O demônio acredita na existência de Deus, no entanto, ele não gosta e faz tudo para que afastamos Dele, portanto, não basta que dizer que acreditamos em Deus, mas não se confiamos o suficiente para entregarmos a Ele o leme de nossa vida.

Algo importante a se dizer também é que Deus, pode fazer tudo por si só para nós, no entanto, Ele quer nossa participação. É preciso que ao mesmo tempo em que entregamos a Ele nossa vida, nossas angustias, nossos problemas, etc. façamos também nossa parte. Não basta pedir, mas deixar de agir para que aconteça o que desejamos. Enfim, temos que acreditar, confiar e agir.

É comum quando estamos sofrendo, a nossa humanidade falar alto e aí, entramos num processo de interiorização nos fechando ao sofrimento, sem vontade de sair dele. Ou seja, permitimos que o sofrimento vá tomando posse de nós por inteiro, agindo desta forma, fechamos as portas para a Ação de Deus e assim, Ele não tem como agir e nos curar.

Conheço na carne a dor da humanidade, ao perder um filho. Sentimos uma dor intensa que nos tira o horizonte. Tira-nos a esperança e acabamos brigando com Deus, por não aceitar a perda. Mas, com o passar dos dias, este mesmo Deus maravilhoso, vai nos confortando, acalentando e restabelecendo-nos a ponto de olharmos para a dor, sentir-se um consolo aceitando os mistérios de Deus e voltarmos a confiar Nele. Pois, Ele abre a ferida, mas nos dá o remédio necessário capaz de curar-nos.

Nesta vida estamos sujeitos as alegrias e provações e, são nas provações que exercemos a fé que declaramos, como também somos provados a confiar em Deus, pois há situações que estão além de nossas forças e capacidades humanas. Estão além de nossos limites e certamente, é nossa fé e confiança de Deus que nos ajuda a atravessar os reveses da vida.

Em suma, nas mais diversas provações a que somos submetidos, seja a perda de um ente querido, seja uma doença ou mesmo uma situação que pode desestruturar toda a família, como no cada de uma dependência química, alcoolismo, etc. é necessário confiar em Deus, se entregar a Ele, mas fazer a nossa parte, ou seja, buscar os meios necessários para superar. Não basta dizer que acredita em Deus, mas não ser capaz de confiar que Ele está no comando e cruzarmos os braços fechando-se para a Sua Ação.
Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário