sexta-feira, 29 de junho de 2012

1º Ano sem o Matheus



1º Ano sem o Matheus

Dia 02 de Julho de 2012, fará 1 ano que meu filho se foi, um garoto cheio de vida, de planos, de sonhos... Uma morte sem sentido, sem culpados, vitima de um atropelamento enquanto retornava para o trabalho de bicicleta, num local de baixa velocidade. Um garoto de 16 anos, quase 1, 80 de altura, de repente cai embaixo de um caminhão que tira sua vida no local. Mas, fazer o que? A morte é nossa companheira, cedo ou tarde se depara com ela, isto é inevitável. Uns vão mesmo antes de nascerem, outros vivem pouco tempo outros se vão com idade avançada. Uns vão por doenças, outros acidentes, outros ainda, pela violência e por fim, os que vão pelo peso da idade.

Durante todos estes 365 dias, após sua partida, tenho me dedicado a escrever, escrever, escrever. Escrever minha dor, a minha saudade, a minha esperança, nossos momentos juntos. Escrever seus gostos, seu jeito de ser. Escrever o que meu coração pede. Às vezes, palavras de coragem, de animo, outras palavras de dor. Escrever para me desabafar; escrever para ajudar outros pais que passam pela mesma dor.

É difícil descrever a dor de perder um filho, não há outra dor comparada. Mesmo para os que têm fé e acreditam que a morte não é o fim. Mesmo para aqueles que acreditam que a morte é apenas o inicio de uma nova vida, onde não há dor, nem sofrimento. Mesmo para aqueles que acreditam que após a morte há uma vida plena, eterna, ainda assim, é difícil aceitar a separação física, pois, sabemos, que a presença no pensamento, nos sentimentos permanecerá para sempre. Acredito, que os filhos que se vão são mais presentes que os que permanecem vivos.

Descrever o Matheus é muito difícil e fácil ao mesmo tempo, pois, durante todo o tempo que esteve conosco foi um menino alegre. Um menino como tantos; brincalhão, arteiro, amigo. Um menino que certamente, teria um tempo pequeno entre nós, pois sua vida foi intensa desde seu nascimento.

Matheus onde se encontrava vivia rodeado de amigos. Seus brinquedos preferidos eram futebol, soltar pipa e jogar vídeo game. Protegia as crianças menores dos maiores... quem estava perto dele não tinha tristeza. Adorava ir a escola, mas não gostava de estudar... todos os professores gostavam dele. Sempre o chamava atenção pelas notas fracas e brincar muito na escola, porém, hoje, fico feliz por ele ter sido assim, pois não completaria os estudos, no entanto, viveu intensamente.

Só tenho agradecer a Deus, ainda que seja difícil conviver com a partida do Matheus, pois ele viveu, ele foi feliz. Viveu a melhor fase da vida terrena que é o mundo da fantasia; o mundo dos sonhos, onde não tem sofrimento e nem o peso da responsabilidade que fazem parte da vida enquanto estamos aqui. Ele não teve nenhum tipo de doença que o impossibilitasse de ser feliz, que o pudesse fazer sofrer. Deu preocupações normais para nós pais, mas nunca se envolveu com brigas, drogas e tantas outras situações que nos dias de hoje tem tirado a alegria e o sono dos pais. Ou seja, ele desfrutou e nos proporcionou o mais saboroso prazer da vida. 

Enfim, Deus é o Senhor da história, Ele conhece nossos caminhos, conhece nosso passado, presente e futuro. Sabe quando chegará o fim de nossa caminhada neste mundo. Sabe pelos caminhos que atravessaremos. A vida aqui não é fim de uma história, mas o inicio dela e ainda, não estamos sozinhos nem no momento de alegria e muito menos nos instantes de dor. Por isto, ao chegar neste primeiro 1º ano sem a presença física do Matheus, percebo o quanto Deus esteve ao meu lado, ao nosso lado. O quanto Ele foi presente nos momentos tristes, nos momentos em que a cruz parecia ser pesada demais para suportar. Chego neste primeiro aniversario de sua morte com a dor da saudade, mas também, muito mais forte e restaurado do que os dias, os meses recentes a sua partida.

Este é um breve relato que faço nestes dias que antecedem a data de seu aniversário de falecimento ou melhor, seu 1º aniversário de vida plena.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

6 comentários:

  1. Boa noite querido amigo..Li seu relato,confesso que me emocionei bastante..Sei que não existem palavras para descrever sua dor da perda..Mas tenho convicção plena de que ele certamente está bem melhor do que nós que aqui estamos..Ele dorme o sono dos justos e como você mesmo mencionou sendo este filho tão maravilhoso que era,vai acordar nos braços do pai na tão breve volta do Pai Celeste..Fica na Paz...

    ResponderExcluir
  2. MATHEUS TENHO A CERTESA QUE JESUS , O ESTÁ AMPARANDO.,tAMBEM SUA ALEGRIA JAMAIS SERÁ APAGADA.sEU SORRISO, SUA ENERGIA É CONTAGIANTE.fIQUE EM PAZ NA CONFIANÇA DE JESUS.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo Ataide, seu relato me emocionou muito, pois conheci o Matheus, e embora o breve contato que tivemos, pude constatar como ele era um menino doce e educado. Jamais poderia imaginar o que o destino tinha escrito para ele. Foi muito triste e lamentável o que aconteceu, mas Deus em sua sabedoria sabe o que faz, e a nós, só resta a aceitação e a procurarmos superar essa grande dor. É muito difícil, mas o Pai que a todos estende sua misericórdia, vai lhe dar as forças necessárias para seguir em sua jornada e a ele muita luz e paz.

    ResponderExcluir
  4. NEM OLHAS VIROM NEM OVIDOS OVIRAM NEM JAMAIS PENETROU EM CORAÇAO HUMANO O QUE DEUS PREPAROU PARA A QUELES QUE O AMAM SAUDADE ETERNAS JMAIS SERA APAGADA SEU SORRISO MUITA LUZ PAZ

    ResponderExcluir
  5. Amigo Poeta, com certeza seu filho viveu e foi muito feliz ao lado da família que Deus deu à ele nessa vida, apezar do sofrimento que voces passaram e ainda passam sem a presença física dele, deixem apenas a lembrança doce tomar conta, a lembrança que voces foram muito felizes juntos, que ele foi muito feliz este pouco tempo que Deus permitiu ele estar junto de voces! Também já senti essa dor, foi intensa, triste, faltou o meu chão... mas o tempo amenizou, Deus segurou minha mão...hoje só sinto saudades, uma grande saudade e vivo na esperança e certeza que um dia Deus vai nos permitir estarmos todos juntos novamente, num lugar que não haverá mais sofrimento, e estaremos todos ao lado do nosso Pai, Este que nos abraça e dá a força que precisamos! Um grande abraço pra voce e sua família, Deus tá no comando de tudo, confie sempre!

    ResponderExcluir