sábado, 16 de julho de 2011

Mesmo partindo tão cedo te ter valeu a pena




Ao perder meu filho de 16 anos em um acidente de bicicleta quando retornava para o trabalho após almoço, numa morte sem sentido, já que ele estava devagar numa reta e se perdeu vindo a cair debaixo de um caminhão – diga-se de passagem que o caminhão trafegava devagar – fiquei-me questionando entre meus pensamentos: Não seria melhor Deus não me ter presenteado com ele, já que viria busca-lo num momento especial da sua vida? Pois estava na melhor fase da vida, ou seja, quando apenas vive-se para si mesmo, gozando de muitos amigos, uma vida plena de felicidade e cheia de planos, embora, meu filho vivia intensamente o presente e perdermos de forma súbita e estúpida como foi?

Fiz também este questionamento para minha esposa, isto é, diante tamanha dor que estamos sentindo e que certamente transformará nossa existência de uma maneira substancial, vivendo com esta dor da saudade até o fim de nossos dias se valera a pena ele ter nascido – embora, me questionei também, já tinha minha resposta, mas queria saber o pensamento dela ao vê-la sofrendo tanto.

Mesmo com toda a dor e os olhos em lágrimas, sem titubear respondeu que sim. Que valeu a pena. Foram 16 anos intensos de amor, de dedicação, de carinho e de um sentimento que jamais se perderá pelo tempo afora, muito embora, tenha que viver sem a presença física, sem ver seu sorriso, sem mais preparar a comida que ele gosta e espera-lo para o almoço. Mesmo com um lugar desocupado na mesa, um quarto e uma cama vazia. Mesmo sem poder ver seu sorriso e suas brincadeiras. Sem ouvir o tom da sua voz e não poder sentir o cheiro de seu corpo em suas roupas. Enfim, mesmo tendo que, a partir de agora, apenas viver de lembranças e conviver com uma cicatriz que sempre sangrará quando menos se esperar ou em datas comemorativas sentir a sua falta, ainda assim valeu a pena, pois, a semente que foi plantada pela sua vida no meio de nós sempre manterá frutificada e todas as emoções vividas fazem e farão parte de uma história linda em nossas vidas.

Se nossas vidas não serão as mesmas com a sua partida, jamais teria sido a vivida se ele não tivesse vindo. Por isto, diante este vazio que se abriu há mais alegria pela sua existência do que haveria se não o tivesse nascido.

Ainda é preciso ressaltar que a fé nos faz acreditar que a morte física tem outro nome, ou seja, é apenas uma passagem de uma vida terrena e corruptível para uma nova vida, onde não a dor e nem sofrimento. Sendo assim, ainda que convivemos 16 anos juntos, permanecemos unidos no sentimento e na certeza de que um dia nos encontrarmos novamente.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

13 comentários:

  1. Boa Tarde!
    Li seu desabafo na pagna de uma amiga (Maraluz", não tive como não me comover.
    Espiritos Iluminados são assim: Passam por nossas vidas, nos ensinam tanto e partem...Dificil é aprender viver ( aparentemente) sem eles...Acredito q jamais nos abandonam.
    Deus te abençoe e fortaleça....

    ...Afetto___Clara

    ResponderExcluir
  2. Nunca duvide Ataíde hão, tu e os teus, nós hemos de encontrar Matheus, pois aqui, neste mundo de espiação e dor, há somente a passagem para o cumprimento de nossos carmas... alguns vivem e cumprem, outros, apenas passam. Muita Luz e Fé no teu caminhar e lembre sempre da frase de Chico "Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta". Um abraço com aroma de rosa! Lindalva da Ilha

    ResponderExcluir
  3. o meu amigo as vezes a vida nos da supresas assim como pra vc mas de uma coisa pode ter certeza ele esta presente entra vcs tentando consolar a mae vc que o pai a missao de MATEUS foi bem curta mas cumpriu com muito amor agora so nos resta pedir que DEUS esteja com ele nos braços ele foi feliz pois teve pais maravilhosos aqui nesta nossa vida terrena fica em paz amigo ele esta bem e olhando por vcs amem bjs CIDA MONTANHINI

    ResponderExcluir
  4. Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.
    Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza:
    Não importa onde estejam, estarão sempre conosco.

    ResponderExcluir
  5. Querido Amigo ..
    Me perdoa enviei o blog do Mateus para minha madrinha de blog a Lindalva.

    Amigo querido entendo sua dor mais nunca questione a Deus sei é dificil doi é como tirar do peito nosso coração a unha.
    Quero muito te ajudar atravez dos meus amigos
    me permita fazer uma homenagem para você no meu blog.
    Pedirei para que visite você.
    Eu coloco seu blog e do Mateuzinho de Jesus.
    Vamos nos unir nessa amigo vamos todos orar numa só oração em muitos.
    Aguardo respota .
    quer responder por email mande link do seu blog do Mateuzinho ñ precisa já tenho.
    evanir_garcia@hotmail.com
    Um abraço amigo querido conte comigo..Evanir..

    ResponderExcluir
  6. Recorde os 16 anos
    de conviência.Relembre
    os bons momentos, as brincadeiras,
    e até as malcriações ...
    Sinta saudade...
    Mas, por mais que doa
    em seu peito,não sinta tristeza.
    Sei que é difícil,pois
    a dor é imensa, mas
    pense que para se fazer
    a caminhada espirirual
    em paz, é preciso que
    a caminhada terrena
    tambem esteja em paz.

    "A morte é a mudança
    completa se casa
    sem mudança essêncial
    de pessoa"

    Chico Xavier.

    Meus sinceros sentimentos
    à você e a sua esposa.

    Deus os abençoe.

    Sol

    ResponderExcluir
  7. Vc posta muitas poesias em minhas páginas e eu sou sincera apesar de adorar poesias eu quase nunca tenho tempo pra lê-las,eu estava trabalhando em uma festa mto divertida e aonde eu me diverti mto tb,coisa rara as vezes no trabalho até mais ou menos 1h atrás, são 22:45hs e eu estou em casa..acabei de saber que a filha da minha vizinha faleceu essa noite....
    Eu nunca conversei com ela,nunca bati papo como se diz,mas ela sempre era tão simpática nos seus Bons Dias...eram apenas Bom Dia,hoje eu descobri sei lá porque motivo,talvez pela simpatia,espontâniedade,autenticidade que o seu Bom Dia vai me fazer falta...eu recebo dezenas de Bom Dias quase tdos os dias.mas...vai fazer falta...Que pena,que azar o meu ou não.. não ter tido a chance de me aproximar dela...ou como disse talvez não,talvez ...e eu acho que tenho certeza de que isso não aconteceu pra que de fato eu sentisse o que senti agora.É claro que o que vcs estão sentindo está longe deste meu sentimento...assim como está claro pra mim,na minha fé,independente de religiões ou credos,pq sou de tdas que promovem o bem,e meu Deus tem vários nomes mas no meu coração ele é um só independente de nomes,que seu filho era ,é, um anjo,não veio ao mundo a toa,como ninguém vem,16 anos parece pouco,é pouco,mas o tempo de Deus não é o mesmo que o nosso...e eu tenho certeza e não me pergunte pq ...que ele foi mto feliz e transmitiu mta felicidade e aprendizado pra tdos vcs, se Deus o deu a vcs é pq ambos precisavam um do outro,seu filho cumpriu a parte que lhe cabia,ele não está ausente,nunca estará!Cabe a vc agra e a sua familia dar continuidade a este aprendizado,transformar a dor em saudade,certamente é isso o que ele deseja...se Deus me perguntasse com a opção de escolha:Vc quer ter um filho por apenas 16 anos?Com certeza eu diria que sim...Paz...
    Luz...Serenidade...
    Christiane Nonato.

    ResponderExcluir
  8. Querido Ataide,

    Li seu relato sobre o que aconteceu ao Matheus. Foi uma cruel fatalidade. Imagino como vocês estão sofrendo. Mas Deus sabe o que faz, e mesmo que às vezes não entendamos seus desígnios, temos que aceitar e nos conformar. É claro que valeu sua curta passagem entre nós e embora ele só tenha vivido a fase boa da vida, a infância e o início da juventude, adquiriu experiências, aprendeu muitas coisas e deixou muitos amigos, pois era muito querido por todos.
    O poeta Kalil Gibran diz: "Vossos filhos vêm através de vós mas não de vós. E embora vivam convosco, não vos pertencem. Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas. Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
    O Arqueiro (Deus), mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda Sua força para que Suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
    Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria:
    Pois assim como Ele ama a flexa que voa, também ama o arco que permanece estável."

    Meus sentimentos a você e à sua esposa.
    Que Deus os conforte e abençoe.
    Vera Lúcia

    ResponderExcluir
  9. Nós não conhecemos, mas tomei a liberdade de escrever alguma coisa.Já faz muito tempo, em sete dias perdi duas irmãs. Passaram-se mais alguns anos e perdi meu irmão aos 13 anos também atropelado,como seu querido filho. Mais alguns anos, e numa diferença de apenas 3 meses, perdi pai e mãe. terminou?Não! mais alguns anos e minha irmã de apenas 39 anos me deixou tambem. Te contei isso para lhe dizer uma coisa: a saudade vai ficar para sempre. A dor brutal do começo, se aplaca. Não acaba, mas, fica mais suave. E, tenho certeza, o atropelamento do meu irmão e do seu filho não foram VONTADE DE DEUS. Tudo acontece com permissão Dele.Se ELE permitiu, Ele segurou seu filho nos braços e não permitiu que sentisse a morte.Com toda certeza a saudade é imensa, mas ficou a lembrança de um garoto bonito, trabalhador, bom filho, bom irmão e bom amigo.Lembre-se sempre das vezes que ele o fez sorrir. Com toda certeza, está agora fazendo parte do grande exército de Anjos lá no céu. E, está protegendo muitos jovens como ele. Força, coragem, pois Deus está com voces, familia abençoada com esse anjo no ceu. minha oração é : Deus os proteja, guarde e abençõe.

    Walkíria ivonete Macedo de Souza

    17/07/2011

    ResponderExcluir
  10. olha querido amigo ,sei qu nao deve tar cendo fasil vc passar por essa tamanha dor ,mas na verdade teriamos qu estar todos preparados para essa parte de nossas vidas mas sei tambem qu muita dor
    mas somos escolhidos de deus ,e assim como ele nos da a vida ,ele tambem nos tira
    sei qu nao e cm a mesma felicidade de quando vimos ,sei qu e cm muita dor qu os deixamos partir
    mas saiba qu onde quer qu teu amado filho esteja estara sempre ao teu lado
    sempre te cuidando vc e tua esposa deus tinha um grande plano na vida dessa pessoa especialqu deus te abençoe e te de forças para passar por esta luta bjao fiqu cm deus pois ele te ama muito so venho buscar o qu era dele e o levou cm muita felicidade cm a educaçao e carinho qu vc dedicou nesses deseseis anos qu te emprestou seu lindo filho deus esteja sempre cm vcs .vanessa

    ResponderExcluir
  11. Ataíde,

    Vim através do blog de Evanir para deixar uma palavra singela e sincera nesta hora tão difícil. Mas aprendi com a suas palavras. Obrigada. Força e Fé. Que Deus os proteja e abençoe.


    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  12. A dor da perda infelizmente não tem remédio. É uma ausência que dói demais. Contudo, Deus estará sempre ao seu lado, fazendo-o lembrar dos momentos felizes que vocês passaram juntos. Assim é mais fácil caminhar. Abraços, Ivone.

    ResponderExcluir
  13. Ataíde, posso imaginar seu sofrimento e de sua mulher diante dessa enorme perda! Questionamos sim o porquê da partida de nossos entes queridos no momento de desespero, mas o entendimento logo nos envolve, e fica-se a certeza de que houve apenas uma mudança da vida terrena para um plano superior, e é nesse plano que seu Matheus agora vive, cercado pelos espíritos de luz, recebendo bálsamos de amor, serenidade e paz nessa nova caminhada! A dor da perda com o tempo se transforma numa doce saudade, e a alegria no reencontro será indescritível!
    Paz e luz à você e familiares!

    ResponderExcluir